top of page

A grande festa do livro

  • Jason Prado - DP
  • Aug 29, 2017
  • 1 min read

Começa nessa quinta-feira, último dia de agosto, e vai até o dia 10 de setembro, a grande festa do livro brasileiro, a 18ª Bienal do Rio de Janeiro.

Num ano marcado pela crise e pelo desemprego, lojas e livrarias fechando em todo o país, o Estado do Rio em situação pré-falimentar, tenho recebido dezenas de “avisos” e “convites” de escritores amigos pela internet, a grande maioria deles vindo de autores independentes, em sua primeira aventura nesse grande espetáculo em que se transformou a Bienal.

Também vejo pessoas se programando nas redes sociais para ver e tocar em seus ídolos - nem todos escritores, mas com centenas de milhares de fãs espalhados pelo mundo - prometendo uma enxurrada de gente capaz de congestionar o trânsito na Barra.

É isso que torna a Bienal um grande evento: fãs e ídolos se envolvendo numa convivência quase promíscua, num ambiente mágico com cheiro de tinta e papel. Não tenho dúvidas de que a Feira vai dar uma pausa na crise e fazer todos muito satisfeitos com seus resultados. Sempre foi assim.

Em parceria com os alunos do Laboratório de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca, o Diário da Província está preparando um Relatório Especial sobre o Livro e a Leitura no Brasil. Vamos falar de escritores, de livros digitais, bibliotecas públicas, políticas públicas e muito mais. Aguarde.

Acompanhe, leia e baixe os arquivos. Se preferir, deixe para baixar o Relatório, em formato de Revista Digital (ou e-pub) no final do evento.

E boas leituras.

bottom of page